Loading...

Como a dependência da tecnologia está a envelhecer a sua pele



Como a dependência da tecnologia está a envelhecer a sua pele
Foto: Spotmais

Provavelmente sabe que a radiação UV faz mal à pele, mas talvez ainda desconheça que aquilo que pode estar realmente a envelhecê-la são os raios HEV (High Energy Visible ou Alta Energia Visível). E de onde vêm eles? De todas as tecnologias que tem em casa.

Novos estudos estão a apontar para os malefícios desta radiação, também conhecida como “luz azul”, que é idêntica à do Sol. Aliás, “a maior fonte de Alta Energia Visível é mesmo a luz solar”, afirmou a dermatologista Alejandra Vivas, em entrevista ao Reader’s Digest.

Este tipo de luz é semelhante à radiação ultravioleta e, por isto, tem efeitos parecidos no nosso corpo. Tez baça, rugas, envelhecimento da pele, flacidez no pescoço, olhos inchados e cansados e acne são alguns deles.

O problema é que este tipo de radiação é transmitido através de objetos que usamos todos os dias, como televisões, ecrãs de computador, tablets, telemóveis ou quaisquer outros dispositivos digitais. E há mais más notícias: este tipo de luz consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele e não há qualquer “protetor solar” ou creme que nos possa proteger.

“As consequências incluem envelhecimento prematuro, rugas, pigmentação da pele. Contudo, não há ainda nenhuma ligação entre a exposição a este tipo de radiação e cancro da pele”, explicou o dermatologista Jeffrey Fromowitz, em entrevista ao Reader’s Digest.

A nossa adição à tecnologia tem também efeitos na nossa visão, uma vez que este tipo de radiação consegue passar pela córnea e atingir a retina. Apesar dos olhos bloquearem naturalmente 99% da radiação UV, isso não acontecer com este tipo de luz.

“No final do dia, o mais importante a fazer é limitar o tempo que passamos com ecrãs. É a única coisa que pode ajudar a combater esta exposição – já para não dizer que vai ajudá-lo a regular os seus padrões de sono”, explicou o médico ao jornal.

Fonte: Spotmais


loading...


Subscreva Newsletter

Escreva o seu email:

Entregue por FeedBurner