Estas são as novas “Turbo-Rotundas” e vão chegar a Portugal brevemente!



Estas são as novas “Turbo-Rotundas” e vão chegar a Portugal brevemente!
Foto: Doidices

Acha que sabe como circular numa rotunda? A esmagadora maioria dos portugueses não sabe! E a prova disso está no número de autos de contra-ordenação levantados nos últimos dias, relativos a transgressões nas rotundas. Mas circular nas rotundas está prestes a tornar-se bem mais simples!

Ao todo mais de 3000 condutores já foram autuados e isto apenas desde que entrou em vigor a nova revisão do Código da Estrada. Muitos de nós damos como “aprendido” algo que nos ensinaram quando tirámos a carta, mas o código da estrada está em constante revisão, por isso convém que esteja sempre a par dessas alterações para evitar dissabores, é que agora as transgressões, inclusive nas rotundas, já contam para o sistema de pontos da Carta de Condução.

Actualmente o código da estrada manda circular sempre encostado à esquerda, a menos que a saída a tomar seja logo a imediatamente a seguir. Ou por outras palavras, embora você circule na via mais à direita, se um outro condutor lhe der um “toque” ao tentar sair da rotunda, e você não for para sair nessa saída, saiba que é o culpado do acidente embora se apresente pela direita.(como era regra há algum tempo atrás.)

A GNR também concorda que as rotundas estão longe de estar bem feitas, deviam ser todas uniformes pois “não têm todas a mesma configuração, e isso contribui para que existam mais transgressões”, tal como afirmou o major Paulo Gomes ao JN. Relativamente a isso, a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) explica que por existirem rotundas com várias configurações, cabe ao condutor adoptar regras específicas adequadas a cada caso:

  • O condutor deve reduzir a velocidade ao ao aproximar-se de uma rotunda, e optar pela via mais conveniente(no caso de existir mais que uma) ao seu destino.

  • Todos os veículos, mesmo de tracção animal, têm prioridade ao circular dentro de uma rotunda perante o veículo que nela vai a entrar.

  • Fonte: Doidices


 


Loading...

Subscreva Newsletter

Escreva o seu email:

Entregue por FeedBurner