loading...

Implante elétrico devolve mobilidade a homem paralisado

(1 Vote)
Implante elétrico devolve mobilidade a homem paralisado
Foto: Últimas Curiosidades

A Clínica Mayo, um dos mais importantes centros de pesquisa médica nos Estados Unidos, conseguiu colocar um homem paralisado a andar, recorrendo a fisioterapia e um elétrodo que gerava estímulos elétricos.

Esta experiência abre caminho para o uso de aparelhos elétricos para reparar ou substituir a coluna vertebral, permitindo recuperar a mobilidade de pessoas com lesões na coluna.

A experiência foi feita por Kendall Lee, neurocirurgião e diretor do laboratório de engenharia neural da Clínica Mayo. O voluntário para o tratamento experimental, Jered Chennock, foi um paciente de 26 anos que tinha sofrido uma lesão na coluna, deixando-o paralisado e sem sensações a partir do abdómen. O paciente foi preparado para receber um elétrodo como implante e ter mobilidade nos músculos, com 22 semanas de fisioterapia.

Foi-lhe depois implantado um elétrodo, mesmo por baixo da lesão, ligado a um pequeno aparelho subcutâneo. Seguiu-se novo período de três semanas com recuperação e fisioterapia, em que o elétrodo era usado para estimular o aparelho neural. Nestas condições, o paciente conseguiu fazer movimentos às pernas, simular passos enquanto estava deitado, e colocar-se em pé, ainda que apoiado. Isto confirmou que esta tecnologia pode ser usada para recuperar a mobilidade a pacientes que antes ficariam permanentemente paralisados.

O organismo cibernético fica também mais próximo, e não necessita de grandes implantes com interface entre um cérebro e um computador, bastando um pequeno aparelho de estimulação elétrica e o próprio aparelho neural natural.

Fonte: Últimas Curiosidades

 

Lido 1334 vezes
loading...

Subscreva Newsletter

Escreva o seu email:

Entregue por FeedBurner