loading...

Um terço dos alunos chega à escola cansado ou com fome

(1 Vote)


Um terço dos alunos chega à escola cansado ou com fome
Foto: Jornal Económico

Os dados estão a alarmar os presidentes das associações de diretores, que sublinham que estes "maus hábitos" podem ter sérias implicações na aprendizagem.

Cerca de um terço dos alunos portugueses do 4.º ano chegam à escola cansados ou com fome, segundo dados revelados pelo estudo internacional PIRLS (Progress in Internacional Reading Literacy Study). Os dados estão a alarmar os presidentes das associações de diretores, que sublinham que estes “maus hábitos” podem ter sérias implicações na aprendizagem.

Segundo avança o ‘Jornal de Notícias’, os dados mostram que 22% dos alunos portugueses reconhecem que chegam cansados à escola, ainda antes de as aulas começarem, e 14% assumem que vão para a escola sem antes terem tomado o pequeno-almoço. O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, reconhece que estamos diante de um problema generalizado no país, que se “tem vindo a agravar nos últimos anos”.

“Os miúdos não dormem o que deviam, ou porque ficam a ver televisão até mais tarde, a jogar ou nas redes sociais mesmo com os pais a dormir”, explica ao ‘JN’ Manuel Pereira. O mesmo acontece com a alimentação. Manuel Pereira sublinha, no entanto, que “os casos de carência económica estão sinalizados e tomam pequeno-almoço na escola”.

Manuel Pereira chegou mesmo a promover uma campanha para alertar os pais para o problema como o nome “longas noitadas, tristes jornadas”. Pior que os alunos portugueses estão os alemães, em que 50% reconhece que chegam à escola cansados, e os canadianos, em que 31% chega a casa com fome.

 

Loading...

loading...


Subscreva Newsletter

Escreva o seu email:

Entregue por FeedBurner