loading...

Qatar compra jactos F-15 aos EUA por 10 mil milhões

(1 Vote)
Qatar compra jactos F-15 aos EUA por 10 mil milhões
Foto: Jornal Económico

O secretário de Defesa dos Estados Unidos e representantes do Qatar reuniram-se no dia de ontem para fechar o negócio. De acordo com a 'Bloomberg' estão em causa 36 jatos.

O Ministério da Defesa do Qatar confirmou que na quarta-feira o país assinou um acordo para comprar aviões de combate F-15 aos Estados Unidos por 12 mil milhões de dólares, cerca de 10 mil milhões de euros.

O acordo foi concluído apesar do país do Golfo ter relações diplomáticas cortadas com a Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, e representantes do Qatar, reuniram-se no dia de ontem para fechar o acordo, sabe a Reuters. De acordo com a Bloomberg estão em causa 36 jatos.

Esta venda vai aumentar a cooperação entre os EUA e o Qatar, afirmou o Pentágono numa declaração enviada por e-mail, a que a Reuters teve acesso.

Os ministros de Defesa de ambos os países discutiram ainda o atual estado das operações contra o auto proclamado Estado Islâmico, e a importância em diminuir as tensões na região do Golfo.

Em novembro do ano passado os Estados Unidos aprovaram uma possível venda de 72 aeronaves F-15QA para o Qatar por 21,1 mil milhões de dólares, cerca de 19 mil milhões de euros.

Na passada sexta-feira Donald Trump acusou o Qatar de ser um patrocinador do terrorismo, dificultando os esforços dos EUA em aliviar as tensões.

Fonte: Jornal Económico

 

Lido 287 vezes
loading...

Subscreva Newsletter

Escreva o seu email:

Entregue por FeedBurner